quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

INTOLERANCIA A FRUTOSE E SORBITOL





intolerância à frutose, também chamada de fructosamina, é uma doença de origem genética.
Conhecemos duas causas:
  • Por deficiência da enzima frutose 1- fosfato de aldolase. Neste caso é preciso eliminar uma série alimentos que contêm frutose, sacarose (dissacarídeo formado pela frutose, glicose e sorbitol, açúcar invertido que pode ter sacarose e/ou frutose).
  • Por falta da enzima frutoquinasia: esta costuma ser benigna e às vezes se desenvolve sem sintomas e não precisa de tratamento especifico.

Alimentos permitidos para intolerância da frutose e sorbitol
  • Lácteos: leite, queijo, iogurte natural, manteiga.
  • Carnes: todas sem inconvenientes.
  • Ovo: sem inconveniente.
  • Vegetais: todos menos os proibidos. Você pode consumi-los frescos, congelados ou em lata. Batatas fritas caseiras ou industriais, cenouras (nunca mais de 1 pequena por dia). Cebola (nunca mais de 1 colher por dia).
  • Cereais: aveia, trigo, cevada, centeio, arroz, tapioca e produtos feitos a partir deles. Você deve limitar o consumo de pão branco. Bolachas caseiras feitas com glicose em lugar de sacarose.
  • Sobremesa: sem frutose, SACAROSE ou sorbitol.
  • Adoçantes: glicose, xarope de milho. Adoçantes artificiais sem frutose, sacarose nem sorbitol.
  • Sopas: caseiras utilizando alimentos permitidos. Extrato de carnes, cubos concentrados.
  • Bebidas: infusões, cacau (tenha a certeza de que não contem sacarose), bebidas sem sorbitol como adoçante.
  • Condimentos: plantas aromáticas, especiarias, essências, corantes, sal, pimenta, mostarda, molhos.
  • Gorduras: manteiga, margarina, óleos.
Alimentos proibidos na intolerância à frutose e sorbitol
  • Lácteos: leite doce com frutose, sorvetes comerciais com frutose ou sorbitol, iogurte com frutas.
  • Carnes: presunto doce; estofado com verduras não permitidas.
  • Vegetais: ervilhas, lentilha, grão-de-bico, feijão branco, milho, vegetal de raiz (nabo, beterraba, etc.), pepino, soja, couve, tomate.
  • Frutas: todas, naturais ou diferentes preparações.
  • Cereais: pão integral, farinha de soja, muesli, todos os cereais feitos com açúcar ou mel.
  • Sobremesas: sorvetes comerciais, chocolate, bolos, bolachas industriais, massas doces, especialmente as que são sem açúcar, dietéticas ou para diabéticos.
  • Adoçantes: açúcar de mesa, melaço, xarope de ácer, frutose, sorbitol.
  • Geleias, doces: doces dietéticos, para diabéticos, caramelos ou guloseimas, frutos secos, chocolate, guloseimas para mastigar sem açúcar.
  • Bebidas: todos os saborizados do leite, café com algum agregado de sacarose, shakes, sumos líquidos de frutas e vegetais não permitidos, licores de fruta.
  • Condimentos: molhos, condimentos de saladas, maionese industrial.

Esta seleção de alimentos para tratar a intolerância à frutose especifica que alimentos você deve consumir e quais são os proibidos, o que pode ajudar a planejar a sua dieta diária e assim evitar complicações para a sua saúde.
Não se esqueça de ler as etiquetas dos alimentos, porque podem conter frutose, sacarose ou sorbitol na sua composição química.






segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

CANDIDIASE VAGINAL DE REPETIÇÃO



A Candidíase vaginal, também chamada de vulvovaginite por cândida, é uma micose provocada pelo fungo da espécie cândida, habitualmente, a Candida albicans. Outras formas de cândida, como a Candida glabrata, também podem provocar vulvovaginite, mas são bem menos comuns.
A candidíase vaginal é uma forma de vaginite extremamente comum, perdendo em incidência apenas para a vaginose bacteriana, provocada, em grande parte dos casos, pela bactéria Gardnerella .
Cerca de 1/3 dos casos de corrimento vaginal de origem infecciosa são provocados por cândidas.
Candida albicans é um fungo comum da flora vaginal, estando presente em 1 a cada 5 mulheres. A sua presença em si não representa nenhum perigo para pessoas saudáveis. A candidíase doença só surge quando a população de cândidas colonizando a pele aumenta demasiadamente. Este aumento pode ser estimulado pelo uso de antibióticos, anticoncepcionais com elevadas doses de hormônios, diabetes, alterações do sistema imunológico, uso de glicocorticoides, entre outros. Portanto, ter Candida albicans colonizando a região genital não significa necessariamente que a mulher terá a doença candidíase.
Candida albicans pode até ser transmitida pela via sexual em alguns casos, mas na maioria das vezes o fungo tem origem na própria pessoa, geralmente do trato gastrointestinal. Mulheres virgens ou sem relação sexual há anos podem ter episódios de candidíase vaginal, motivo pelo qual essa micose não é considerada uma doença sexualmente transmissível.

O Tratamento é realizado pelo Ginecologista que usa antimicoticos e medidas preventivas, porém quando não surte efeito esse tratamento e a recorrencia é muito intensa temos uma opção terapeutica para a imunossupressão que deve ser a causadora da candida de repetição que é o uso de uma imunoterapia subcutanea ( vacina ) que aumenta a defesa celular contra esses agentes que causam esse incomodo intenso nas mulheres. 
Procure um Imunologista para orientar e avaliar a indicação desse tipo de tratamento . 
Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel - CRM 98674
Centro Avançado de Diagnosticos em Alergia e Imunologia 
antoniobiel@globo.com

domingo, 4 de dezembro de 2016

NOVOS TESTES DE ALERGIA CHEGAM AO CENTRO AVANÇADO DE DIAGNOSTICOS EM ALERGIA E IMUNOLOGIA

CHEGARAM AS NOVAS BATERIAS DOS TESTES DE CONTATO 2017 !!
OS NOVOS TESTES DE CONTATO JA ENCONTRAM-SE A PARTIR DE AMANHÃ DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2016 NO CENTRO AVANÇADO DE DIAGNOSTICOS EM ALERGIA E IMUNOLOGIA DAS 3 UNIDADES - DRACENA, ANDRADINA E ARAÇATUBA !
MAIS UMA VEZ , GRAÇAS A DEUS , SAIMOS NA FRENTE COM ESSAS NOVAS LISTAS DE PRODUTOS , SEGUINDO O MESMO PADRÃO DA ACADEMIA EUROPEIA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA DE DIAGNOSTICOS EM DOENÇAS ALERGICAS!!!
AGORA CONTAMOS COM :
BATERIA PADRÃO - 30 SUBSTANCIAS
BATERIA COSMETICOS - 10 SUBSTANCIAS
BATERIA ALIMENTOS - 10 SUBSTANCIAS
BATERIA REGIONAL - 10 SUBSTANCIAS ( INDICADA PARA PROFISSIONAIS E CLIENTES QUE USAM COSMETICOS E PRODUTOS DE BELEZA )
SERIE CORTICOIDES ( MEDICAMETOS ) - 7 SUBSTANCIAS
SERIE UNHAS - 20 SUBSTANCIAS ( ALERGIA A ESMALTES E PRODUTOS DE CONTATO DIRETO COM AS MÃOS)
SERIE CAPILAR - 15 SUBSTANCIAS ( PARA PACIENTES COM ALERGIA EM COURO CABELUDO )
O CENTRO AVANÇADO DE DIAGNOSTICO EM ALERGIA E IMUNOLOGIA CONTINUA CONTANDO COM OS GRANDES DIFERENCIAIS : VALORES EM RESULTADOS ( METODOS EFICIENTES PARA CONFIRMAR O DIAGNOSTICO ETIOLOGICO DAS ALERGIAS), PREZA TAMBEM EM SEGURANÇA ( MATERIAS PRIMAS SÃO TODAS IMPORTADAS, COM ELEVADO GRAU DE PUREZA E POR FIM SIMPLICIDADE ( FACIL APLICAÇÃO E MANUSEIO TECNICO PARA O MELHOR CONFORTO DOS NOSSOS PACIENTES )
NÓS PRESTADORES DE SERVIÇOS DESSE CENTRO DIAGNOSTICO EM ALERGIA , CONTINUAREMOS SEMPRE A DISPOSIÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DESSES MODERNOS EXAMES E PARA PRESTAR AUXILIO A TODOS OS PACIENTES ALERGICOS QUE QUISEREM DESCOBRIR O TIPO DE PRODUTO PELO QUAL VEM SOFRENDO DA SUA ALERGIA.
AGENDEM SEUS TESTES ! E FIQUEM COM DEUS!!!
ARAÇATUBA: (18) 9948-0570 - WHATSAPP
ANDRADINA : (18) 99689-4862 - WHATSAPP
DRACENA : (18) 99180-8531 - WHATSAPP
NOVIDADES CHEGARÃO NO INICIO DE 2017 NO DIAGNOSTICO LABORATORIAL - PADRÃO EUROPEU EM DIAGNÓSTICOS !!!!
AGRADECEMOS A CONFIANÇA DE SEMPRE POR VOCES DEPOSITADAS EM NOSSOS PROFISSIONAIS.
ATENCIOSAMENTE
DR. ANTONIO BIEL
ALERGISTA E IMUNOLOGISTA - ASBAI
DIRETOR TECNICO DO CENTRO AVANÇADO DE DIAGNOSTICOS EM ALERGIA E IMUNOLOGIA.