segunda-feira, 2 de março de 2020

VACINA CONTRA GRIPE 2020



PRÉ - AGENDAMENTO 
PARA VACINAS CONTRA GRIPE CEPA 2020











AGENDE E RESERVE SUAS DOSES PELO WHATSAPP

* ( 18 ) 991808533 

Enfermeira - Marli 










sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

DERMATITE ATOPICA E ALERGIA ALIMENTAR





Os alimentos são uma importante fonte de energia e alegria nas nossas vidas . 
Certamente você já ouviu falar de alergia alimentar, por exemplo , alguém que comeu camarão ou amendoim e inchou, ou de alguma criança que tem alergia a leite de vaca. 
Isso ocorre em mais ou menos 7 % de todas as crianças e 2 % de todos os adultos.
Mas ate que ponto a alergia alimentar também esta relacionada com a dermatite atópica ? 
Vamos discursar sobre alguns pontos fundamentais para que você se tranquilize e conduza de maneira adequada a questão alimentar na dermatite atopica . 

A correlação entre alergia alimentar e dermatite atopica existe mas isso não ocorre em todos os pacientes. 
Cerca de 30% dos pacientes com dermatite atopica tem alergia a algum tipo de alimento, sendo mais frequente nas crianças pequenas e nos quadros mais graves. Por isso, nas dermatites leves e nos pacientes adultos, a chance de alergia alimentar é muito pequena . 

Os principais alimentos envolvidos são :
Leite de vaca, ovo , peixes, crustáceos , milho e amendoim estão entre os principais alimentos relacionados a alergia , correspondendo a 80 % de todos os casos. 
Não estranhe a ausência de carne de porco e do chocolate, pois casos confirmados de alergia alimentar estão muito pouco relacionados a esses alimentos . 
Só devemos ficar atentos nos pacientes com alergia a proteína do leite de vaca , pois a maior parte dos nossos chocolates possui leite . 

Comprovar a presença de uma alergia alimentar não é uma tarefa fácil e somente poderá ser executada pelo medico em conjunto com o paciente . 
Algumas vezes, a simples observação pode dar alguns indícios de algum tipo de alergia. 
Caso se suspeite de um alimento, é importante saber que , se ele for a causa da piora da dermatite, isso devera ocorrer sempre que se ingerir tal alimento. Essa reação pode ocorrer após alguns minutos, horas ou até dias após a ingestão . 

A alergia ocorre porque na dermatite atopica o paci
ente alérgico a um certo alimento produz uma proteína chamada IGE ( imunoglobulina E ) que é especifica contra esses alimentos .
Chamamos esse processo de sensibilização . Toda vez que ingerir o alimentos , essa IGE é ativada e inicia o processo alérgico que culminará com a piora dos sintomas . 

Exames para o diagnostico de alergia alimentar existem, mas devem ser interpretados de maneira cuidadosa e sempre por um especialista em alergia . 
A suspeita de alergia alimentar a um alimento deve  vir da consulta detalhada  e só depois esses exames podem ser solicitados. 
Podem ser realizados dois tipos de exames : Prick test, que é feito na pele , e o RAST, que é feito no sangue . 
Ambos vão detectar a IGE especifica para o alimento suspeito. Não existem esse exame para qualquer alimento  , nem para corantes ou conservantes. 
No caso da dermatite atopica, se esse exame for NEGATIVO , temos 90 % de chance de afirmar que o paciente não é alérgico ao alimento testado . 
Se for POSITIVO , sera necessário excluir o alimento e observar como o paciente se comporta. 
São muito comuns os resultados falso-positivos e portanto esses resultados devem ser vistos com muita cautela para evitar-se dietas de eliminação desnecessárias. 

Um ponto muito importante e interessante é sobre afastar corantes e conservantes na dieta . 
Não há comprovação cientifica de que conservantes possam estar relacionados a piora da dermatite atopica. Alem do mais , essa é uma dieta de restrição muito difícil e não trará beneficio algum . 
Quanto aos corantes, mesmo que algumas pessoas percebam uma piora após ingerir alimentos muito ricos em corantes artificiais como gelatinas ou alguns sucos, não há dados suficientes que comprovem que seja útil uma dieta com isenção de corantes. 

Finalizando , consulte sempre o medico especialista e o nutricionista antes de iniciar uma dieta e não se esqueça de desfrutar dos bons momentos que uma boa refeição pode oferecer . 


Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel 
Alergologista e Imunologista 
RQE : 35782
CRM: 98674- SP 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

ANGIOEDEMA





ANGIOEDEMA tem como definição um edema que ocorre em areas bem delimitadas do tecido subcutâneo e ate mesmo do submucoso. 
Geralmente acomete extremidades, face , vias aéreas superiores e sistema digestório e geniturinário. 
Existem dois mediadores inflamatorios implicados na fisiopatologia do ANGIOEDEMA : a histamina e a bradicinina . 
O angioedema por histamina , geralmente esta associado a urticaria e tem boa resposta terapêutica com anti-histamínicos, corticoide e adrenalina. 
Já o angioedema por bradicinina , tem sua duração mais prolongada ( em torno de 36 a 72 horas ) e nao responde ao tratamento convencional com anti-histamínicos . 
Suspeita-se de angioedema por bradicinina , pela recorrência das crises , nao associado a urticária , e pode ser hereditário ou adquirido. 
O peptídeo BRADICININA é um potente mediador inflamatorio que causa vasodilatacao e aumento da permeabilidade vascular , particularmente em vênulas pôs capilares. 

O ANGIOEDEMA  pode se constituir em uma emergencia medica. Quando ele acomete a boca, particularmente língua , orofaringe e laringe , podendo levar a asfixia e morte. 
O acometimento gastrointestinal por angioedema pode levar a episodios de dor abdominal intensa , grave, acompanhada de ascite, nauseas, vomitos e diarreia . 
A qualidade de vida desses pacientes fica extremamente prejudicada . 
Existem alguns fármacos que podem alterar o metabolismo da bradicinina e provocar angioedema.


Alguns fatores de risco tambem contribuem para o surgimento do angioedema : tabagismo, idade avançada e sexo feminino. Ja os paciente diabéticos tem menor risco que os nao diabeticos .
Os antihipertensivos como Enalapril , captopril , ramipril , valsartana e alisquireno podem estar envolvidos no EDEMA de face , lingua e laringe .

Hipoglicemiantes da familia das glicinas ( inibidores da dipeptil peptidase VI ) tambem estao implicados no surgimento de angioedema. 
O Omapatrilat ( usado para tratamento da insuficiencia cardiaca ) tambem parece ter uma ação no angioedema GRAVE em alguns estudos clínicos. 


O registro cuidadoso da historia familiar pode ser a única ferramenta para o diagnostico do Angioedema Hereditario com C1-INH normal. 
Aproximadamente 20 a 30 % desses casos apresenta mutações no gene F12, o restante dos pacientes tem seu diagnostico baseado em evidencias clinicas e historia familiar característica. 
Criterios Diagnosticos recomendados :

  • historia de angioedema recorrente sem urticaria associada e sem uso concomitante de farmacos conhecidos por causar angioedema 
  • niveis normais de C4 , C1 - INH antigenico e funcional documentados. 
  • mais 1 dos seguintes :
  • detecção de mutação do gene Fator XII associada com a doença
  • historia familiar positiva de angioedema e ausencia de resposta terapeutica ao uso cronico de altas doses de antihistaminicos ( 40 mg / dia de cetirizina ou equivalente), por pelo menos 1 mes ou por um intervalo esperado para ocorrencia de 3 ou mais crises de angioedema. 
Medicamentos para tratamento de angioedema hereditário e outras formas de angioedema por bradicinina disponíveis no Brasil :

Icatibanto ( Firazyr , Takeda ) e Berinert ( CSL Behring ) são licenciados e comercializados no Brasil. 
Ecalantide ( kalbitor , Dyax ) , Cinryze ( Viropharma ) , Cetor ( Sanquin ) e Ruconest ( Pharming ) ainda se licenciamento para uso no Brasil . 
Takhzyro ( Takeda ) 

O Angioedema pode ser um grande desafio diagnostico . Criterios clínicos e laboratoriais de confiança são sempre necessários e uteis. 
O tratamento do AEH por deficiência de C1- INH é bem estabelecido e eficaz . 
Para os pacientes com angioedema idiopático , uma abordagem terapêutica sistematizada pode contribuir para esclarecer os mecanismos envolvidos caso a caso. 
Novas ferramentas diagnosticas são necessárias para esclarecer os mecanismos da forma hereditária de angioedema com C1- INH normal , bem como do angioedema idiopático e para melhorar as novas modalidades terapêuticas. 
Se você tem angioedema , procure um especialista para uma consulta especializada e direcionada. 

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel 
Alergologista e Imunologista 
CREMESP = 98674 
RQE = 35782