terça-feira, 1 de maio de 2018

MICROBIOMA GASTRINTESTINA E SUAS EVIDENCIAS NA INFLUENCIA NA SAUDE E DOENÇA

MICROBIOMA GASTRINTESTINAL HUMANA


Em 2001 quando foi divulgado o sequenciamento do genoma Humano foi mostrado que para compreender toda a diversidade genética e fisiológica humana seria necessario estudar os microorganismos que habitam o corpo humano .
O numero desses microorganismos supera em 10 vezes o numero de celulas somáticas humanas. 
Microbioma é o conjunto de microorganismos e seus genomas . 
Essa coexistencia entre o corpo humano e os microorganismos fazem com que ocorra a diferenciação de estruturas e funções do intestino, da modulação do sistema imunologico e até do metabolismo energia do hospedeiro.




A maior parte dos microorganismos que habita o nosso corpo humano são as bactérias que colonizam a boca, cavidade nasal , faringe , estômago, intestinos, trato urogenital e a pele. 
O microbioma humano é composto de aproximadamente 10.00000000000000 celulas , significando uma população maior do que o numero total de celulas que constituem o nosso próprio corpo . 

O projeto microbioma humano iniciado em 2007 objetivou determinar as associações existentes entre as mudanças no microbioma e o processo saude/doença bem como demonstrar a existência de meios para melhorar a saude pelo monitoramento ou manipulação do microbioma humano.

Acreditava-se que no Projeto Genoma Humano constataria-se a existência de 100 mil genes humanos, mas a surpresa veio com a confirmação de que o genoma humano tem somente 20 mil genes. 

Em 2010 o sequenciamento do DNA metagenomico mostrou a existência de um grupo de microorganismos e genes presentes em todos os indivíduos. Com o progresso desse projeto, estima-se esclarecer qual o grau de estabilidade da microbiota de um individuo ao longo do dia e durante toda a sua vida . 

Outro fator interessante nesses novos estudos , sao os métodos e técnicas para o estudo da microbiota gastrintestinal humana. Com o cultivo de especies bacterianas por métodos de microbiologia clássica nao mostrou-se tao eficaz sendo possivel apenas avaliar 1 % aproximadamente da população de microorganismos que habitam nosso trato gastrointestinal . 
Mais recentemente , técnicas metagenomicas tem sido utilizadas para caracterizar a composição e os efeitos biológicos e fisiológicos da comunidades microbianas inteiras sem a necessidade de cultivo e isolamento microbiológico.
As novas técnicas moleculares , bioinformatica e programas de sequenciamento possibilitam a analise de comunidades bacterianas na nossa flora. 

As técnicas independentes de cultivo são: 
REACAO EM CADEIA DA POLIMERASE
PCR QUANTITATIVA EM TEMPO REAL 
ELETROFORESE EM GEL COM GRADIENTE DESNATURANTE ( DENATURING GRADIENT GEL ELECTROPHORESIS ) 

Os avanços no conhecimento sobre o microbioma humano e as implicações acerca da complexa interacao no Trato Gastrointestinal ainda demandam altos investimentos , e o surgimento de novas tecnologias prometem reduzir os custos o que poderá torna-las mais acessíveis no futuro . 

Para ampliar seus conhecimentos recomendo:
www.metahit.eu
www.human-microbiome.org

Nenhum comentário: