terça-feira, 27 de agosto de 2013

ALERGIAS ALIMENTARES





A alergia ou intolerância alimentar se caracteriza pelo aparecimento de sintomas físicos ou psíquicos decorrentes da ingestão de alguns alimentos. 

Os sintomas são enxaqueca, colite, cansaço, fadiga, depressão, pânico, irritabilidade e alucinações. Casos de urticária, asma e diarreia são sintomas também relacionados às alergias alimentares. 

O que ocorre em um quadro de alergia alimentar são reações de hipersensibilidade, ou seja, uma forma do organismo se defender contra alimentos que ele interpreta como perigosos. Os “anticorpos”, moléculas produzidas pelo sistema imunológico para se proteger desses alimentos, provocam os mastócitos, que por sua vez libertam a histamina, ocasionando os sintomas alérgicos. Herança genética, idade e hábitos alimentares são fatores predisponentes de alergia alimentar 

Alimentos como camarão, leite, amendoim, chocolate, batata e café, segundo exames, são incompatíveis com o sistema imunológico, o que propicia o aparecimento de alergias.

São vários os alimentos antialérgicos. Eles podem atenuar as manifestações e evitar eventuais crises, porém são onerosos e causam efeitos colaterais. Sendo assim, quando identificado como causador da alergia, o alimento deve ser eliminado da dieta. 

O diagnóstico de alergia consiste em um levantamento do histórico familiar, da descrição dos sintomas, do tempo decorrido a partir da ingestão do alimento, da lista dos alimentos suspeitos e da quantificação do alimento para o aparecimento dos sintomas; exame físico; diário alimentar e de sintomas; além de testes bioquímicos e imunológicos.


DR. ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA BIEL
CRM 98674

Nenhum comentário: