terça-feira, 10 de junho de 2014

Congresso Europeu de Alergologia e Imunologia - EAACI - 2014 - Copenhague

 Atualmente, o diagnóstico das reações de hipersensibilidade a anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) baseia-se na história relatada pelo paciente e, em alguns casos, é feito o Teste de Provocação. Todavia, este teste pode expor os pacientes a riscos graves, inclusive anafilaxia. Em busca de uma ferramenta mais segura, estão surgindo diversas pesquisas com o Teste de Ativação de Basófilos (BAT). Trata-se de um teste in vitro, no qual se pode testar diversos estímulos em uma amostra de sangue do paciente, avaliando a ativação dos basófilos (indicativo de reação de hipersensibilidade), através do aumento na expressão das moléculas de CD63 na superfície desses leucócitos. Objetivo: Testar o BAT para AINEs em pacientes que apresentam hipersensibilidade a este tipo de medicamento. Eles podem apresentar manifestações cutâneas, ou respiratórias ou ambos os tipos de sintomas. A partir disso, buscaremos validar o BAT como ferramenta no diagnóstico de hipersensibilidade aos AINEs. 
O BAT esta implicado no auxilio diagnostico da urticaria Cronica de dificil controle. 
Outra atuação interessante do BAT é com a investigaçao com veneno de Hymnopteros, pois os testes atualmente utilizados, prick test cutaneo , tambem expoe os pacientes a riscos graves como a anafilaxia. 
O investimento na saude e principalmente nas ferramentas diagnosticas em Alergologia nao param , felizmente podemos contar com testes cada vez menos invasivos e mais seguros para os nossos pacientes . Diretamente de Copenhague - Dinamarca . Dr. Antonio Carlos Biel - Alergologista e Imunologista . 






Nenhum comentário: