SITE DA CLINICA

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Evite problemas respiratórios - Limpeza do Ar Condicionado

Ar poluído com bactérias e fungos em ambiente fechado é sinônimo de problema respiratório. Por essa razão, a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado é fundamental para a manutenção do bem-estar em casa ou no ambiente de trabalho.
O ideal é contratar uma limpeza profissional no mínimo uma vez por ano, para que o técnico faça a retirada do equipamento. Os responsáveis técnicos precisam ser habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). A legislação que rege sobre o tema – Portaria 3.523 do Ministério da Saúde – determina a limpeza de filtros e dutos de ar regularmente.
Além de prevenir problemas de saúde, evita problemas no aparelho. Se não cuidar, o conserto pode ficar mais caro do que a manutenção para prevenção dos problemas. Já para ambientes com grande circulação de pessoas, como os empresariais,  a limpeza do ar e dos dutos precisa ser feita pelo menos de seis em seis meses. 
A falta de limpeza faz com que se acumulem poeira, ácaros, bactérias e fungos dentro dos aparelhos. Ao ligar o condicionador, as impurezas vão junto com o ar para o ambiente, entrando nas vias respiratórias. Ao ligar o condicionador, as impurezas vão junto com o ar para o ambiente, entrando nas vias respiratórias e aumentando o risco de pneumonia, principalmente para quem tem alergias, como rinite, asma ou bronquite.
Nos aparelhos de ar-condicionado residenciais, os próprios moradores podem fazer a retirada do filtro para lavar, uma vez por semana. Vale aproveitar para expor a peça ao sol. A falta de limpeza nos aparelhos pode ocasionar doenças respiratórias nos empregados de uma empresa. É preciso beber bastante água durante o período de exposição ao ar-condicionado. A periódica dos filtros é recomendada. Os dutos de ar dos carros também devem ser higienizados regularmente.


Nenhum comentário: