segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

CANDIDIASE VAGINAL DE REPETIÇÃO



A Candidíase vaginal, também chamada de vulvovaginite por cândida, é uma micose provocada pelo fungo da espécie cândida, habitualmente, a Candida albicans. Outras formas de cândida, como a Candida glabrata, também podem provocar vulvovaginite, mas são bem menos comuns.
A candidíase vaginal é uma forma de vaginite extremamente comum, perdendo em incidência apenas para a vaginose bacteriana, provocada, em grande parte dos casos, pela bactéria Gardnerella .
Cerca de 1/3 dos casos de corrimento vaginal de origem infecciosa são provocados por cândidas.
Candida albicans é um fungo comum da flora vaginal, estando presente em 1 a cada 5 mulheres. A sua presença em si não representa nenhum perigo para pessoas saudáveis. A candidíase doença só surge quando a população de cândidas colonizando a pele aumenta demasiadamente. Este aumento pode ser estimulado pelo uso de antibióticos, anticoncepcionais com elevadas doses de hormônios, diabetes, alterações do sistema imunológico, uso de glicocorticoides, entre outros. Portanto, ter Candida albicans colonizando a região genital não significa necessariamente que a mulher terá a doença candidíase.
Candida albicans pode até ser transmitida pela via sexual em alguns casos, mas na maioria das vezes o fungo tem origem na própria pessoa, geralmente do trato gastrointestinal. Mulheres virgens ou sem relação sexual há anos podem ter episódios de candidíase vaginal, motivo pelo qual essa micose não é considerada uma doença sexualmente transmissível.

O Tratamento é realizado pelo Ginecologista que usa antimicoticos e medidas preventivas, porém quando não surte efeito esse tratamento e a recorrencia é muito intensa temos uma opção terapeutica para a imunossupressão que deve ser a causadora da candida de repetição que é o uso de uma imunoterapia subcutanea ( vacina ) que aumenta a defesa celular contra esses agentes que causam esse incomodo intenso nas mulheres. 
Procure um Imunologista para orientar e avaliar a indicação desse tipo de tratamento . 
Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel - CRM 98674
Centro Avançado de Diagnosticos em Alergia e Imunologia 
antoniobiel@globo.com

Nenhum comentário: