sábado, 7 de janeiro de 2017

Uso excessivo de Antibióticos em Pediatria - Visão do Imunologista !

Caros amigos do meu blog, hoje venho escrever algo que me aflige a muito tempo nesses 17 anos de profissão médica na minha querida região do Oeste Paulista. 
Sabemos que no interior do Brasil a escassez de profissionais de diversas areas é uma constante e infelizmente uma realidade a todos nós . 

Quero abordar de uma maneira bem simplista e não menos técnica e científica o assunto sobre o Uso Indiscriminado e abusivo de Antibioticos em PEDIATRIA. 

Gostaria de confessar e ate compartilhar a voces que o sucesso no tratamento e controle de pacientes alérgicos ou suspeitos de crises alérgicas ,  baseia-se no entendimento por parte dos pais em relação ao que acontece nas vias aéreas dos nossos filhos. O que a alergia provoca no sistema respiratório é uma irritação . 
É importantissimo salientar que se trata de uma IRRITAÇÃO e não de uma INFECÇÃO !!!!

E inflamação é muito diferente de infecção !!! Com frequência , crianças alérgicas tomam antibiótico desnecessariamente , quando esta irritação é confundida com infecção . 
FEBRE não indica necessariamente que é preciso dar antibiótico. 
Nos primeiros anos de vida , as crianças apresentam infecções virais com certa freqüência. Estudos pediátricos evidenciam que :  NOVE EM CADA DEZ CASOS DE FEBRE em crianças abaixo de 5 anos estão relacionados com infecção viral - e VÍRUS não se trata com antibiotico !!!! Pasmem !!!
Aquele argumento de que a febre está muito alta, acima de 39 Graus , também NAO JUSTIFICA a prescrição de antibióticos . 
Podemos ter crianças com 39 ou 40 GRAUS de febre causas por um simples resfriado. E não é raro termos pacientes com 37,5 GRAUS que estão com meningite ou pneumonia. 
Portanto a intensidade da febre NÃO indica necessariamente a gravidade do problema . 
Febre indica apenas que o organismo do paciente está reagindo a algo, o que é um bom sinal !!!!!!


Muito mais preocupante é aquela criança que está prostrada , abatida , sem alimentar e fria, com hipotermia. Quem já foi a meu consultório sabe muito bem que explico diariamente isso a meus queridos pais de meus pacientes ! 
Só devemos nos preocupar com a febre se ela persistir por mais de cinco a sete dias. Em uma infecção dita VIRAL , a febre nao passa de uma semana. 
No entanto, lembramos que preocupar não significa prescrever antibiotico !!!! 
Preocupar-se indica INVESTIGAR!!!!! para avaliar ser realmente a criança precisa desse tipo de medicamento ( antibiotico ).

Crianças raramente tem febre que persiste ou dura por mais de 7 dias consecutivos. 

Quantas vezes seu filho teve febre por mais de uma semana ????

Muitas vezes se prescreve o antibiotico, a febre melhora, e todos nós vamos dormir sossegados com a impressão de que o remédio está fazendo efeito. 
Na realidade , na maioria das vezes, estava na hora da febre ceder , independentemente do uso de antibiotico !!!! 

Outro argumento muito utilizado é a PRESENÇA DE CATARRO . 
Quem de voces nunca ouviu que Catarro amarelo-esverdeado é sinal de infecção ??? E que precisa tomar rapidamente um antibiotico ???

Mais uma vez esse conceito é ERRADO e ANTIGO . 

Hoje devido aos inúmeros estudos , sabemos que um simples resfriado ( e nao estou falando gripe ) pode apresentar catarro amarelo-esverdeado e  não necessita da prescrição de antibiotico !!!

A Academia Americana de Pediatria recomenda aos pediatras que só se preocupem com o catarro se ele persistir por mais de 10 a 15 dias!!!!!

Dar antibiotico ou lavar o nariz com soro fisiologico levam ao mesmo resultado !!!! Pasmem novamente !!!!

Outro topico é : Cuidado na interpretação de RAIO -X   !!!!

O equivoco na interpretação de radiografias resulta na prescrição de antibiotico. Muitas vezes vemos crianças com diagnósticos de pneumonias ou sinusites baseados na interpretação ERRADA de RX. 

Quem de voces nunca ouviu : PRINCIPIO DE PNEUMONIA ??? COMEÇO DE PNEUMONIA ???

Eu sempre refuto no meu consultório : Não existe inicio de pneumonia , ou é Pneumonia ou nao é Pneumonia .........
A criança , na maioria das vezes, apresenta as via aéreas irritadas e não infeccionadas . A principal causa desta irritação é ALERGIA. 
No entanto, no meio ambiente , existe uma série de fatores que originam a irritação das vias aéreas de qualquer pessoa, seja ela alergica ou nao. 


Sabemos que crianças com menos de 5 anos de idade , o que mais observa-se é a irritação das vias aéreas causadas por infecções de origem viral . 
Quem de voces ou de nós nunca teve um resfriado e se viu com a garganta irritada ???? O nariz entupido ??? Encatarrado ??? Tossindo ??? ou PEITO CHEIO ??? 

Dica muito importante !!! Repassem aos amigos e parentes !!!! 
CAUTELA NO USO DE ANTIBIÓTICOS 
Nos primeiros 5 anos de vida , a criança tem em media , 10 VIROSES por ano . 

Não trata-se de Deficiencia no sistema imunológico , nem baixa resistência e muito menos falta de cuidado !!!!!
Os primeiros anos de vida são um período em que as crianças apresentam infecções virais que desencadeiam tosse, chieira e sintomas nasais recorrentes mantendo a irritação das vias aéreas , e essa infecções promovem a produção de ANTICORPOS , o que eu particularmente chamo de REPERTORIO IMUNOLOGICO !!!!

Apos o quinto ano de vida essa criança estará com o sistema imunológico mais amadurecido e resistente!!!!
Outros fatores presentes no ambiente , como poluição , mudança de tempo, cheiro forte, fumaça de cigarro e inseticida também podem piorar ou manter a IRRITAÇÃO das vias aéreas. Saliento que NÃO Existe ALERGIA A CHEIRO !!! e NEM a MUDANÇA de TEMPO ou POLUIÇÃO, mas estes são fatores desencadeantes numa via área já irritada !!!!!

Em crianças o fator irritante mais comum é a INFECÇÃO VIRAL !!!!!

Por isto , para se ter sucesso no tratamento da criança ALERGICA é importante diminuir a irritação . 
O antibiótico não diminui esta irritação !!!! 
Portanto devemos ser cautelosos e criteriosos na utilização de antibióticos em crianças em especial !!!
Esses medicamentos tem inumeros EFEITOS COLATERAIS e com Freqüência deixam as bactérias mais resistentes e difíceis de serem vencidas !!!! 

Não quero aqui fazer apologia ao NÃO USO DE ANTIBIÓTICOS !!! Mas quero ajudar a todos voces pais e médicos pediatras que compartilham das mesmas ideias a auxiliarem inúmeras famílias e crianças que nesse exato momento estão em Pronto socorros de algum lugar do Planeta com seus filhos com febre e que vão GANHAR uma RECEITA DE ANTIBIOTICO para tratar um simples quadro VIRAL !!!!


Procure um bom imunologista para investigar a causa dessa recorrência de INFECÇÕES !!! 
Existem inumeros diagnósticos diferenciais e podemos juntos ajudar a minimizar GASTOS com remedios e principalmente REDUZINDO OS EFEITOS DELETERIOS do USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIOTICOS !!!!


Se você gostou desse assunto e de alguma forma foi útil a voce , compartilhe para que possamos chegar a maior números de seguidores e a praticarmos a essência da vida que é ajudar ao próximo !!!! 

Atenciosamente 



DR. ANTONIO CARLOS O. BIEL 
IMUNOLOGISTA E ALERGOLOGISTA 







Nenhum comentário: