terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Conjuntivites Alergicas


Calcula-se que cerca de 20% da população tem sintomas alérgicos, sendo a maioria desses, relacionados com os olhos. A manifestação ocular mais comum é a conjuntivite. 
A conjuntivite pode ser causada por bactéria, por vírus, por olho seco e por alergia.  
As conjuntivites alérgicas apresentam um largo espectro de sinais e sintomas, variando em severidade e conseqüências.






 Causas das reações Alérgicas

As causas mais comuns são: 
1)    Ambientais (pólen; novos poluentes..)
2)    Genéticas
3)    Medicações e cosméticos
4)    Lentes de contato, suturas oculares, prótese ocular.

Os tipos de conjuntivites alérgicas são:
1)    Conjuntivite alérgica sazonal:forma mais comum de alergia ocular, causada por hipersensibilidade a alergenos aéreos específicos; apresenta sintomas nasais associados. Geralmente ocorre no final do verão e outono, sendo a forma perene associada a ácaros, pó caseiro e outros. Os sintomas são: olho vermelho, coceira ocular e inchaço das pálpebras.
2)    Ceratoconjuntivite atópica: geralmente associada a dermatite atópica; acomete mais o sexo masculino, no fim da adolescência e na 2ª década de vida (30 ,40 anos de idade).Esse tipo de conjuntivite alérgica acomete as pálpebras, córnea e conjuntiva. 
















3)    Ceratoconjuntivite primaveril: sazonal, 80% em crianças menores de 14 anos; mais freqüente no sexo masculino; bilateral.Os sinais e sintomas são: coceira ocular intensa e contínua, secreção (ramela) espessa e elástica, presença de papilas gigantes no tarso superior, queda palpebral, podendo levar a úlcera de córnea, pânus e ceratocone.  




4)    Conjuntivite papilar gigante: associada ao uso de lentes de contato, prótese ocular, suturas expostas em contato com a conjuntiva. Os sinais e sintomas são: coceira leve, desconforto no uso de lentes de contato, que pioram ao retirá-las, presença de papilas gigantes no tarso superior.
























DR. ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA BIEL

CRM 98674
ALERGISTA E IMUNOLOGISTA







Nenhum comentário: