terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MORDIDAS E ARRANHÕES DE ANIMAIS:


Mordidas de animais e arranhões, mesmo as menores, podem levar a complicações.Em crianças, a maioria das mordidas de animais são causadas por cães.
Algumas mordeduras podem ser infectados, especialmente aqueles causados ​​por gatos, devido ao tipo de bactérias na boca do animal. Se o animal é um animal de estimação da família ou uma criatura da natureza, arranhões e mordidas podem transmitir doenças. Por exemplo, a doença de arranhão de gato, uma infecção bacteriana, pode ser transmitida por uma arranhadura do gato (geralmente a partir de um gatinho), mesmo se o local do arranhão não parece infectado.
Uma criança cuja vacina de  tétano  não está atualizada deverá receber uma injeção antitetânica após uma mordida de animal para evitar a infecção por tétano . Certos animais - como morcegos, guaxinins e raposas - pode transmitir a raiva.

O que fazer:
·        Se a mordida ou arranhão é ferida sangrante , aplique pressão para a área com uma bandagem ou toalha limpa até que o sangramento pare. Se possível, use uma luva de  látex ou luvas de borracha para proteger-se e evitar o ferimento de ficar infectado.
·        Se a ferida não está sangrando muito, limpar a ferida com água e sabão, e mantenha-o em água corrente por alguns minutos. Você não deve aplicar um anti-séptico ou qualquer outra coisa para a ferida.
·        Seque o ferimento e cubra-o com gaze estéril ou um pano limpo.
·        Telefonar ao seu médico se a mordida ou arranhão rasgou ou perfurou a pele. Uma criança que é mordida por um animal pode precisar de antibióticos, um reforço contra o tétano, ou raramente, uma série de procedimentos contra a raiva. Uma mordida ou arranhão na mão de uma criança ou o pé é particularmente propenso a infecção e deve ser avaliado pelo seu médico o mais rapidamente possível.
·        Se o seu filho foi mordido ou arranhado por um animal desconhecido ou selvagem, observe a localização do animal. Alguns animais devem ser capturados, confinado, e observados para a raiva. Mas não tentar capturar o animal sozinho. Procure auxilio do serviço competente para controle de zoonoses do seu município.
·        Procurar assistência médica imediatamente se:
o   a ferida não  parar de sangrar depois de 10 minutos de pressão direta

o   a ferida parece ser profunda, ou está associada a lesões graves
o   o animal que atacou fugiu ou for selvagem ou se comportando estranhamente
o   a mordida ou arranhão fica vermelha, quente, inchado, ou cada vez mais dolorosa
Se você possui um animal de estimação, verifique se ele está devidamente imunizado.

Dr. Antonio Carlos O. Biel – Especialista em Pediatria e Especialista em Alergia e Imunologia Clinica.
Email de contato: biel@clinicabiel.com.br








Nenhum comentário: