domingo, 24 de julho de 2011

DIARREIA INFANTIL x ZINCO

ZINCO FAVORECE A RECUPERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM DIARRÉIA AGUDA:

No tratamento da diarréia aguda da infância, a administração de zinco como adjuvante da terapêutica oral de reposição reduz o volume das fezes, diminui os riscos de diarréia persistente e ainda limita a duração dos episódios.
Essa afirmativa decorre de um estudo realizado por pesquisadores indianos e que vem reforçar conclusões obtidas em estudos semelhantes realizados em outros países, inclusive no Brasil, sobre as propriedades do zinco na diarréia aguda.
O objetivo dos autores indianos era avaliar o efeito do zinco na diarréia aguda de origem não colérica com desidratação. Utilizaram um desenho controlado , duplo-cego e randomizado envolvendo crianças atendidas em dois hospitais da zona urbana de Nova Deli.
Foram incluidos 287 pacientes do sexo masculino com idades enter 3 e 36 meses, admitidos com diarréia aguda. Os pacientes do grupo tratado receberam 15 mg ao dia de zinco elementar divididos em tres doses diarias por 14 dias. Os desfechos observados foram o volume das fezes e a sua duração.
O grupo tratado teve uma reduçãodo volume fecal, tanto diario como total, e uma duração menor dos episódios diarréicos tanto na categoria cinco dias ou mais como na sete dias ou mais. Tendo em vista que a adição do zinco não representa um acrescimo importante no custo do tratamento , os autores aconselham o uso rotineiro do zinco na terapêutica de reposição das crianças desidratadas por diarréia aguda.
No estudo brasileiro foram incluidas crianças com até 5 anos de idade, com quadro de diarreia aguda, atendidas em serviço de emergencia de Sergipe. Um grupo recebeu Zinco e outro vitamina C como controle. Constatou-se uma redução do tempo de diarréia aquosa no primeiro grupo( 1,1 versus 2,6 dias).
Os resultados não dependeram da presença de agentes enteropatogenicos nas fezes.
Os autores especularam o papel do zinco como enteroprotetor pelo seu poder de inibir a geração de radicais oxido nitrico ( NO) e pela provavel carencia do elemento na população infantil estudada.

BHATNAGAR, S. et al. Zinc with oral rehydration therapy reduces stool output and duration of diarrhea in hospitalized children: a randomized controlled trial. J Pediatr Gastroenterol Nutr, v. 38, n.1, p. 34-40; AL-SONBOLI, N. et al. Zinc supplementation in Brazilian children with acute diarrhea . Ann Trop Paediatr, v. 23, n.1, p. 3-8, 2003.


Dr. Antonio Carlos O. Biel
Pediatra, Alergista e Imunologista
CRM 98674 -SP

Nenhum comentário: