terça-feira, 15 de outubro de 2013

Infecções de Repetição - Vivo Doente !! Por que ???

Infecções Recorrentes do Trato Respiratório

Existe uma série de fatores predisponentes para as infecções respiratórias:
  • Hiper-reatividade da árvore bronquica ou árvore bronquica lesionada
  • Alergia e hipersensibilidade
  • Tabagismo (também fumantes passivos)
  • Poluição ambiental (alérgenos ambientais)
  • Tensão física ou psíquica ( Descompensação emocional )
  • Aglomerações (escolas, albergues, clubes esportivos, etc)
Existem outros fatores que ocasionam infecções respiratórias recorrentes, que são esquecidos e, portanto, raramente são diagnosticados. Um exemplo destes fatores são os defeitos congênitos do sistema imunológico, que freqüentemente manifestam-se por infecções recorrentes das vias respiratórias.
Foram realizadas inúmeras tentativas para resolver o problema das infecções recorrentes das vias respiratórias, tais como vacinas com antígenos bacterianos em solução, as quais, ainda que tenham demonstrado sua eficácia clínica e imunológica, apresentam limitações de uso, pois as vias de administração intra-cutânea e intra-nasal não são aceitas por todos os pacientes. Além disto, estas vias de administração, ainda que promovam a imunidade, não estimulam especificamente o Sistema Imunológico Comum das Mucosas .
Por outro lado, os agentes imuno-estimulantes orais promovem o desenvolvimento da resistência às infecções, estimulando as respostas do organismo, tais como a fagocitose, a produção de anticorpos e a produção de células citotóxicas, sendo os produtos de origem bacteriana, provavelmente, os mais potentes imuno-estimulantes.
As infecções de repetição devem ser investigadas por Especialistas em Imunologia, pois apesar da grande maioria dos casos serem problemas simples de resolver , existe uma gama de doenças imunologicas mais serias que devem ser pesquisadas pelo imunologista e descartadas. 
Todos nos sabemos do desespero , principalmente da familia de crianças que sofrem de doenças do trato respiratorio de repetição e buscam uma formula magica, um remedio que um amigo, parente ou vizinho tomou e resolveu e que possa ter o mesmo efeito , mas não é bem assim que funciona. Sempre digo em minha clinica o que as crianças precisam não é só de remédios e sim de DIAGNOSTICOS. E sempre questiono os familiares mas vocês estão tratando vosso filho do que?? de qual doença ?? E a grande maioria não sabem responder pois vão dando quaisquer medicamento que o medico plantonista ou o farmaceutico amigo prescrevem.
O recado sobre a abordagem desse assunto é criar critica nas pessoas principalmente nos pais das crianças para que ajudem ao medico a fecharem um diagnostico ou a formularem um raciocinio clinico para podermos tratar adequadamente nossas crianças e minimizar o uso de medicamentos excessivos nos pequeninos.

Por Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel - Alergista e Imunologista Clinico - CRM 98674






Nenhum comentário: