terça-feira, 8 de outubro de 2013

LARINGITE ESTRIDULOSA RECORRENTE

Por Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel - Alergista e Imunologista - CRM 98674

A Laringite Estridulosa é uma doença que ocorre em crianças pequenas e apresenta-se com acessos de tosse rouca e forte , apresenta um ruido semelhante a um " latido " , dai o nome : " tosse de cachorro " . 
As Crises são de instalação rapida e pioram a noite , pela madrugada. 
É uma doença relativamente comum e muito dificil de saber a causa especifica. A Laringe inflama e edemacia ( incha ) , sua musculatura se contrai ( caimbra ) obstruindo a passagem de ar e emitindo um ruido na inspiração. Ruido este semelhante a um RONCO , na tentativa de "puxar " o ar. 
Tambem é conhecida por FALSO CRUPE, Laringite Sufocante e Laringite Sub-Glotica. 
A Laringite Estridulosa não costuma acompanhar-se de febre ou sinais que indicam o seu inicio , ela surge repentinamente e agudamente. 
O inicio é subito , a criança vai deitar-se bem e acorda no meio da noite com acesso de tosse forte e rouca . A tosse assusta toda a familia pela intensidade e  pele mal estar que causa ao paciente. Alem da tosse a criança pode apresentar dispneia ( falta de ar ) , sufocação e um barulho ( ronco ) que acompanha a inspiração ( ESTRIDOR ). Em alguns casos a criança estica o pescoço e joga a cabeça para tras , na tentativa de respirar melhor . O acesso da tosse pode ser seguido de vomitos , que em geral surgem ja no final do ataque.
Existem algusn fatores que podem associar-se embora nao se saiba bem o papel exato de cada um deles . São : alergia respiratoria, infecções de vias aereas superiores , aumento das adenoides e refluxo gastroesofagico . 

Durante a crise , a primeira medida  a ser tomada é manter a calma e transmitir segurança a criança. Embora a laringite estridulosa assuste pela rapidez da sintomatologia, evolui na maioria das vezes de forma benigna.
Recomenda-se usar vapor d´agua que tem o poder de hidratar a região e diminuir o inchaço local, melhorando a tosse . Uma medida caseira é ligar o chuveiro bem quente e sentar-se com a criança no colo por uns 15 minutos . Enquanto isso distraia a criança. Nao coloque a criança no chuveiro , basta o vapor de agua. Se nao melhorar leve imediatamente a Unidade de Emergencia mais proxima. 
Nao sendo o primeiro episodio , vá ate o medico para que  o mesmo oriente medicamentos para aliviar as crises. 
O medico especialista em Alergia fará uma avaliaçao criteriosa da criança e instituirá cuidados de prevenção a fim de que as crises não se repitam. 




Um comentário:

Anônimo disse...

Minha filha de 3 anos de vez em quando tem dessas crises recentemente fez um exame e foi constatado que ela tem renite e adenoide 50% ela dorme de boca a aberta baba muito quando dorme e engasga.Ontem a levei ao hospital teve mais uma crise e estava com febre 38 graus. Meu filho mais velho também passou pelo mesmo problema quando tinha a idade dela só parou depois da cirurgia de retirada das amígdalas e adenoides.